Animes
Dicas
Gameplay
Garimpando
Indies
NostalBits
Notícias
Previews
Resenhas
Reviews
Lista de vídeos Animes
One Punch Man: Decepção ou Arrependimento?
One Punch Man: Decepção ou Arrependimento?
KusanagiSama há mais de 5 anos
988 visualizações

O anime "mais falado dos últimos tempos" estava perpetuando em minha cabeça por mais tempo que eu gostaria. Um cara que derrota todos os adversários com um soco só, era o tema que virara febre entre os adolescentes e eu não conseguia entender, já que era uma coisa vaga e sem sentido, sem história, sem graça. Realmente não era algo que eu perderia o meu tempo vendo, uma vez que o tema "lutar pra ver quem é o cara mais forte de todos" nunca foi minha opção de animes ou filmes.

Gosto de temas mais sérios e complexos, com enredos bem elaborados, tramas enigmáticas e, de preferência, com uma certa lógica. Por este motivo prefiro ficção científica, onde você não se prende às regras e lógicas que aprendemos desde criança. O processo de entendê-las e construir nosso próprio raciocínio lógico é o que me chama atenção. É claro que estas regras sempre têm que fazer sentido dentro do universo que foram criadas, caso contrário a história falha em seu propósito de entreter.

Após muito tempo ignorando a série, em uma conversa com um amigo sobre animes marcantes, ele me desafiou a ver One Punch Man com a premissa de que "não há como não curtir o anime" e "tenho certeza que você vai gostar". Enfim, após expor em vão todos os motivos de defesas para não assisti-lo, decidi dar uma chance a esse "fenômeno", mas prometi uma resenha completa ao final, o que nos trouxe até o presente momento.

Prometo que vou pegar leve pra não criar discussões desnecessárias sobre o assunto, uma vez que defendo a opinião pessoal de cada um, pois se fossemos iguais em tudo, o mundo seria sem graça. Imagina um só carro de uma só cor, apenas um sabor de sorvete, todo mundo com o mesmo rosto e as mesmas ideias. Isso seria muito, mas muito chato. Acho que todo mundo pensaria em se suicidar ao mesmo tempo. Imagina se escolhessem o mesmo prédio ou terminal de metrô?

Certo, então vou começar com a primeira impressão que tive do anime em seus primeiros episódios, depois farei uma conclusão justa da obra completa. Foi por este motivo que consegui assisti-lo até o final, caso contrário teria parado no primeiro ou segundo, sério.

ALERTA DE SPOILERS!! Se você ainda não viu o anime, saia correndo pra ver antes de prosseguir. Ou simplesmente leia se estiver curioso, não fará muita diferença em sua vida mesmo.

One Punch Man é um anime de história simples e acontecimentos sem sentido, pra quem gosta de ação e algumas risadas. Perfeito pra crianças de 8 a 12 anos - porque é bem violento, senão teria dito a partir de 4 anos. Se quer uma boa história pode parar por aí, e se pensa que a história pode melhorar com o decorrer da série, está muito enganado. Este definitivamente não é o seu anime. Vá assistir Ergo Proxy, Ninja Scroll, Mardock Scramble, Ghost in the Shell, Neon Genesis Evangelion, Rurouni Kenshin, Death Note ou até mesmo High Score Girl, que é muito mais engraçado.

Geralmente uma série precisa te comprar no primeiro episódio, ou nos 15 primeiros minutos de um filme. Leve um roteiro de 10 páginas para uma grande produtora ou até mesmo a uma editora para tentar convencê-los de que sua obra vale o investimento, se não os convencer com isso, é melhor começar a procurar um emprego ou recomeçar tudo do zero.

Este não é o caso de One Punch Man. Como disse anteriormente, gostaria de ter parado nos dois primeiros episódios, mas precisava concluir a série pra fazer esta resenha. Então vamos às críticas dos episódios.

O primeiro episódio serviu pra me dizer que eu tinha razão sobre o anime. Não me empolguei com nada. Piadas sem graça, personagens e vilões toscos que pareciam ter saído de rabiscos de uma classe de crianças de 6 anos. Tudo bem que era pra ser engraçado - só que não. Era uma coisa ridícula com um pouco de ação, mas nem a ação foi de qualidade neste episódio. Mas não parei por aí, já pulei pro próximo, imaginando que algo poderia melhorar.

O segundo episódio já foi um pouco melhor porque apareceu uma garota-mosquito bem sexy como vilã, mas já que é um desenho pra crianças, não fazia muito sentido aquele visual todo. Apesar de curtir a garota-mosquito e um pouco do ciborgue que foi introduzido neste episódio, ainda não havia nada pra se considerar além de destruição exagerada desnecessária dos cenários.

Enfim, no terceiro episódio, o Saitama faz a primeira piada boa do anime, quando diz que vai cuidar dos vilões da "Casa da Evolução" naquele exato momento, porque no dia seguinte teria uma promoção que ele não poderia perder. Até dei uma risada de 0.3 segundos na hora, mas a diversão parou por aí, principalmente quando apareceu o novo vilão besouro na parada. Mas até que o cientista e seus clones com a ideologia de exterminar a raça humana não era uma má ideia.

Com o episódio quatro eu senti um pouco de alívio por ter continuado a assistir o anime. Teve cenas engraçadas como a do cara de bicicleta, que achei que ia fazer algo com a gangue dos carecas, mas acabou em meio segundo. Gostei também da referência da TV do Saitama com a marca Sharp - nem sei se essa marca existe ainda. E por último teve o ninja supersônico que eu gostei, ao menos ele era visualmente normal para um personagem de anime de ação.

O quinto episódio foi mais divertido, pois teve a luta do Genos contra o Saitama. A ação foi bem legal num estilo mais sério que as anteriores. Além disso, eu comecei a curtir o Genos, pois ele parecia ser o único com personalidade séria no anime. Ao menos ele não era um palhaço de roupas exóticas lutando contra monstros do fantástico mundo de Bob. Minha nota sobre One Punch Man subiu de 2 pra 3 com este episódio.

O episódio seis foi mais do mesmo, tudo na mesma rotina.

No sétimo episódio eu ri na cena em que o velhote faz uma piada sobre o Genos afastar o meteoro com um poder exagerado, que na verdade era só a imaginação dele. Valeu a pena pelo restante do conteúdo, que foi muito chato.

Nada de novo no oitavo episódio, só mais alguns heróis muito toscos e outros super ridículos. Ah, eu não poderia deixar de destacar o novo vilão, um monstro do mar gay - isso mesmo! Mas tudo bem, tinha um herói pior que isso pra enfrentar ele - não vou entrar em detalhes. Parecia que o roteirista estava zoando com a cara de quem assistia aquilo. Mas aí eu me lembrei do primeiro episódio, então estava tudo conforme deveria ser.

No episódio nove, o roteirista tentou adicionar temas mais emotivos, como o início da amizade entre o ciclista e o cabeça de ovo. Eu até que subiria a nota do anime por esta cena, mas este infelizmente foi um fato isolado, que não teve importância nenhuma para o resto da história.

O episódio dez foi chaaaaaaaaaaaaato pra caralhooooooo! Mais alguns heróis interessantes e outros mais toscos que os anteriores. Eu curti a Tornado, a garota com poderes psíquicos. Acho que daria uma nota 8 ou 9 se o anime fosse sobre ela com temas mais sérios.

Enfim, acertaram em criar um vilão que não fosse esquisito ou "torto". Eu até achei que haviam trocado de roteirista, mas descartei a ideia quando vi os demais alienígenas da nave. Adorei a Tornado neste episódio, mas não era o suficiente pra subir a nota da minha avaliação.

Até que a luta final no último episódio ficou interessante. Parecia mais um episódio de Dragon Ball misturado com Naruto. Mas como sempre, sem que a expectativa fosse perdida, o "herói" derrota o inimigo com um só soco. Nossa! Que original!

Finalmente chegamos à nossa conclusão de todo esse esforço no estilo "muita dor, pouco lucro". One Punch Man é um anime bom, e para por aí. Nada de extraordinário ou empolgante que explica a febre que teve quando foi lançado. Eu até que aumentei minhas expectativas à medida que os episódios avançavam, mas não foi o suficiente pra colocá-lo em uma lista de Top 10 ou 100, acho que nem mesmo um Top 1000.

Minha nota final para One Punch Man é 4 em 10. E olha que desses 4 pontos, 1 foi pela gostosa da mulher-mosquito e mais 1 pela Tornado, que foi um dos únicos personagens que eu consegui gostar no anime, seguido de Genos e do ninja supersônico.

Volto a lembrar que esta é uma opinião pessoal. Não quero criar discussões inúteis sobre um anime insignificante. Tenha sempre em mente que a sua opinião é a que importa, e não é porque todo mundo gostou ou não que você deva assistir ou deixar de ver.

Paz, e até a próxima.

Outros Vídeos
Rurouni Kenshin tem final anunciado em dois novos filmes
KusanagiSama há mais de 3 anos
484 visualizações